terça-feira, 27 de maio de 2014

Aula 5

Arquitetura básica de um computador 


O computador é basicamente formado por hardware (parte física) e software (parte lógica) em interação. Uma maneira de simplificar estes conceitos é fazendo a seguinte analogia. Podemos pensar o hardware sendo aquele objeto que conseguimos tocar ou até mesmo chutá-lo. Já o software podemos apenas xingar. 
Alguns hardwares fundamentais de um computador são: processador, memória e dispositivos de entrada e saída (periféricos.)
O processador, por sua vez, é composto por: uma unidade lógica e aritmética (ULA), unidade de controle (UC), e a memória cachê que está relacionada ao HDD.
A unidade lógica aritmética é responsável por executar comandos usando a linguagem lógica, um cálculo por exemplo. Ela é como se fosse o peão da máquina. A unidade de controle fica responsável pelo gerenciamento do processo, em outras palavras, ela quem está no controle mandando e desmandando (uma espécie de patrão da máquina).
A memória cachê é um intermediário entre o processador e a memória primária. Como o processamento de dados na CPU acontece em frações de segundos (isto para ser modesto) é preciso que o acesso aos dados também ocorra rapidamente. Ela possui baixa capacidade de armazenamento em relação às outras memórias, sua função é apenas tornar o acesso às informações mais utilizadas um processo mais eficaz. Pode ser definida como uma memória de agilidade.

Os softwares são seqüências de instruções lógicas para realizar uma tarefa e podem ser divididos em duas categorias: essências e aplicativos. Os softwares essenciais são aqueles fundamentais ao funcionamento do computador, eles dão “vida” à máquina e estabelecem a relação entre ela e o usuário. Sem ele o hardware permanece estático. Já os softwares aplicativos permitem que o usuário realize tarefas específicas. Sem eles o computador continua em funcionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário