domingo, 27 de abril de 2014

Cuidados ao trabalhar com hardware

Atenção:

Antes de fazer ou desfazer qualquer conexão, seja de monitores, impressoras, chips, placas, cabos, conectores, periféricos e drivers de qualquer tipo, todos os esquipamentos devem estar desconectadas da rede, mesmo estando desligados.

Pulseira antiestatica - Cuidados ao trabalhar com hardware

Antes de fazer qualquer procedimento no computador e em seus componentes, é necessário certificar-se de que certas precauções tenham sido tomadas: 
  • que tudo esteja desligado da tomada; que a superfície seja adequada, de preferência emborrachada; use a pulseira antiestática - que pode ser colocada no tornozelo para deixar as mãos mais livres - e roupas que não contenham lã, pois irão evitar curto-circuitos que podem danificar o seu computador, considerando que o seu corpo e a lã produzem energia estática. O corpo humano acumula eletricidade estática à medida que a pessoa anda, senta em uma cadeira, retira um casaco, abre uma porta, ou mesmo quando toca em um outro material já carregado com eletricidade estática.

Modo errado e o modo correto de pegar a memória RAM - 
O mesmo se aplica a outros componentes

  • É importante ressaltar que ao tocar em um componente eletrônico, as cargas estáticas são transferidas rapidamente para esse componente, uma espécie de "choque" de baixíssima corrente, mas o suficiente para danificar parcial ou totalmente os circuitos internos existentes dentro dos chips. Esses chips podem ficar parcialmente danificados, passando a exibir erros intermitentes, ficando sensíveis à temperatura e podendo até mesmo virem a queimar sozinhos depois de algum tempo.


Não se pode colocar os dedos nos conectores das placas, das memórias e de outros periféricos, pois podem causar curtos-circuitos imperceptíveis aos olhos. Por isso, procure sempre segurar esses componentes pelas bordas, como mostra a figura.


A manutenção física de um computador é tão importante quanto a manutenção do sistema para garantir o bom desempenho da máquina. Manter as máquinas desligadas por um longo período, sem uma prevenção adequada, pode danificar os equipamentos. Os principais problemas são decorrentes da umidade que causa a oxidação dos componentes metálicos – em cidades litorâneas o risco pode ser ainda maior devido à proximidade com o mar.


Segundo o analista de sistemas Edivaldo Santos, diretor da GS Tecnologia, o cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão e o bronze, quando expostos ao ar úmido se oxidam lentamente e acabam ficando cobertas por uma crosta esverdeada chamada de zinabre. “Depois que o zinabre se forma, ele impede a passagem da corrente elétrica, interrompendo a comunicação e comprometendo o funcionamento das placas de computadores. Além disso, a corrosão dos eletrodos pode unir dois componentes, provocando curto-circuito na máquina”, explica.


  • É importante fazer um check-up completo das máquinas da empresa, alerta Santos. De acordo com Edivaldo, alguns produtos podem ser aplicados para diminuir a incidência de oxidação. “Também é importante manter seu PC sempre limpo, tanto por dentro quanto por fora”.

  • Na manutenção preventiva, é feita uma limpeza física no equipamento, com substâncias específicas para cada componente, e limpeza lógica, que inclui a verificação e atualização do sistema operacional, atualização de antivírus e das ferramentas. “Às vezes a máquina está funcionando, mas está suja fisicamente. Se ficar parada e exposta à maresia, pode parar de funcionar de um dia para o outro”, explica Santos.

De acordo com o analista da GS Tecnologia, uma manutenção simples e periódica pode evitar um prejuízo da ordem de R$ 1 mil por máquina. “A partir de uma semana parada, a máquina pode começar a dar problemas. Tudo vai depender da localização da máquina, tempo de vida útil e de falta de manutenção”, explica.

Para evitar que isso acontece a você ou a sua empresa, nós separamos algumas dicas para manter a sua máquina conservada:
  • Computadores equipados com placa-mãe com componentes banhados a ouro são mais seguros. 
  • Se a máquina for afetada por zinabre, esta não irá afetar a placa-mãe, pois as chances de corrosão desse tipo de metal são menores;
  • Não deixar o computador no chão, principalmente se está no nível da rua, onde a máquina fica mais suscetível à poeira e à umidade;
  • Evite colocar coisas em volta dos computadores (livros, bolsa, vasos). Isso faz com que a máquina receba menos ar frio e gere mais ar quente, sobrecarregando os capacitores, que podem estufar;
  • Evite comer e beber enquanto trabalha no computador, principalmente se for um notebook. Os restos de comida e bebida podem danificar a placa-mãe e, nos casos dos notebooks, pode ser que não haja mais peça de reposição, levando-o a perder o equipamento;
  • Quando os computadores forem ficar desligados por um longo período, deixe-os em um lugar fresco e sem umidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário