sábado, 26 de abril de 2014

Conteúdo Programático - Fundamentos de Hardware




    INTRODUÇÃO AOS COMPUTADORES


    ESTRUTURA DE UM COMPUTADOR Todos os dispositivos físicos que constituem um sistema informático. Programas que gerem o hardware , de uma forma organizada, para que o computador possa funcionar convenientemente. COMPUTADOR HARDWARE SOFTWARE.
    O hardware é responsável por: Entrada de dados ( Input ) – Recepção dos dados a serem processados Processamento – Manipulação dos dados por forma a obter informação Armazenamento – da informação (Disco Rígido) Saída de dados ( Output ) – Visualização e obtenção da informação produzida HARDWARE.

    HARDWARE Os dados são introduzidos através dos dispositivos de entrada ( input ) Em seguida são enviados para a unidade central de processamento Os novos dados, depois de processados, são enviados para os periféricos de saída ( output ). Dispositivos de Saída Dispositivos de Entrada CPU – Unidade Central de Processamento Memórias.

    HARDWARE 1.1 – Motherboard 2 – Placa Gráfica 3 – Processador (CPU) 4 – Memórias (RAM) 5 – Disco Rígido 6 – Drives de CD/DVD 7 – Placa de Som 8 – Fonte de Alimentação 9 - Monitor 10 – Teclado e Rato.

    HARDWARE 1.2 – CPU (Central Processing Unit) O CPU também é designado por processador ou microprocessador. U N I D A D E C E N T R A L D E P R O C E S S A M E N T O Porque é apenas um componente Porque é a unidade fundamental de todo o sistema Porque é aqui que se realiza todo o processamento.

    HARDWARE 1.3 – CPU (Central Processing Unit) O CPU é o componente mais complexo de todo o sistema e também o mais importante, pois determina o funcionamento e desempenho do computador, ele é o seu “cérebro”.

    HARDWARE 1.4 - CPU Principais componentes: Unidade de Controlo (UC) – determina e controla as operações a efectuar Unidade Lógica e Aritmética (ULA) – é responsável pela execução de todas as operações aritméticas Unidade de Comunicação Interna (UCI) - liga os diferentes componentes internos do microprocessador aos componentes externos Registos – armazenam, temporariamente, os dados com que a ULA efectua as operações.

    HARDWARE 1.5 - CPU Para que todos os componentes funcionem é necessário que comuniquem entre si, permitindo a circulação dos dados a processar: Para tal, existe um sistema de comunicação interno designado por Barramento ou Bus . Barramento Local, que interliga a Unidade Central de Processamento (CPU) à memória Barramento de Entrada e Saída, que interliga todos os dispositivos externos.

    HARDWARE 1.6 - MEMÓRIAS Uma característica importante de um computador é a sua capacidade de armazenamento de informação, ou seja, a memória. É na memória que são armazenados os dados para processamento, os dados intermédios, os resultados finais e até mesmo o programa que, num dado momento, está a ser executado, determinando assim o processamento. É importante distinguir dois tipos de memórias : memórias principais memórias secundárias.

    MEMÓRIAS PRIMÁRIAS OU PRINCIPAIS RAM ( Random Access Memory ) Realiza operações de leitura e escrita. É onde são introduzidos e guardados temporariamente os programas e os dados com que o computador trabalha em cada sessão. É volátil, perde a informação quando se desliga o computador. ROM ( Read Only Memory ) É uma memória só de leitura. Utilizada para instruções de rotina que permitem o funcionamento básico do computador, como operações de arranque. Controla o hardware e software . Não perde a informação quando o computador é desligado.

    MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS Dispositivos de armazenamento mais utilizados : Discos rígidos Disquetes Discos ópticos (CD e DVD’s) Bandas magnéticas e tapes.

    A PLACA PRINCIPAL ( MOTHERBOARD ) A motherboard é também um elemento importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador comunique com todos os periféricos instalados. É na motherboard que está o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a placa controladora (que controla a circulação da informação entre o processador e o periférico), os conectores do barramento que permitem estabelecer a ligação aos periféricos, etc.

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS Entrada (Input) Saída (Output) Entrada e saída (Input/Output) Um dispositivo de entrada é um sistema que permite introduzir dados do exterior num sistema informático. Um dispositivo de saída é um sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior, para que a possamos utilizar. Dispositivos de:
    • DISPOSITIVOS DE ENTRADA Os dispositivos ou periféricos de entrada convertem a informação introduzida pelo utilizador. Teclado Rato Scanner Leitor de código de barras Joystick Câmara digital
    • DISPOSITIVOS DE SAÍDA É através dos dispositivos ou periféricos de saída que os dados são apresentados para o exterior. Ecrã ou monitor Impressora Projector de imagem
    • DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA Os dispositivos, ou periféricos, de entrada e saída tanto permitem efetuar a entrada como a saída de dados. Ou seja, são dispositivos capazes de canalizar informação do exterior para o interior do computador e vice-versa. Drive Modem Monitor táctil Placa de rede
    SOFTWARE São os programas e existem dois tipos: Software Sistema Aplicação Conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador – Sistema Operativo – Windows, Linux, Unix, etc. Programas de âmbito específico usados pelos utilizadores para a realização de algumas tarefas. Processadores de texto, editores de imagens, jogos, etc.

    O SISTEMA DE NUMERAÇÃO BINÁRIO Os computadores efectuam todos os seus cálculos com base num sistema de numeração denominado CÓDIGO BINÁRIO . Todos os dados introduzidos no computador são convertidos para esse sistema. O CÓDIGO BINÁRIO utiliza apenas dois dígitos: 0 1
    • BITS e BYTES bit Bi nary Digi t É a unidade básica de informação utilizada pelo computador
    • BITS e BYTES byte Uma série ou sequência de 8 bits
    • BITS e BYTES 1 byte = 8 bits 1 KB (kilobyte) = 1024 bytes 1 MG (megabyte) = 1024 kilobytes 1 GB (gigabyte) = 1024 megabytes 1 TB (terabyte) = 1024 gigabytes

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário